ATIVIDADE
PRATICA NA EJA / PLANO DE AULA
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
INSTITUIÇÃO
ESCOLAR: EMEB Basiliano do Carmo de Jesus
TURMA:
3º Fase I seguimento
TURNO:
Noturno
Nº
de Alunos: 20
PROFª.
Regente: Danielle Coelho
ANO:
2014
MATÉRIA:
Língua Portuguesa
DATA
DE APLICAÇÃO: 16/06/2014
NOME:
Alaíde Lopes, Daniela Martins e Djordana Bombarda.
TEMA:
Meio Ambiente: fauna, flora e Preservação do Mato Grosso.
JUSTIFICATIVA
A escolha do presente tema surgiu em
conformidade com o conteúdo trabalhado pela professora regente da sala. E por
ser um tema abrangente que trata da questão ambiental o que vai favorecer o
estabelecimento de relações entre o objeto de estudo e o conhecimento que o
aluno já possui favorecendo assim formulação de hipóteses e a construção de
conceitos ao longo da vida escolar.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
uma atitude positiva em relação à preservação do meio ambiente e sua
importância para sobrevivência e qualidade de vida do homem;
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
·
Analisar a importância da preservação da
fauna e da flora mato-grossense;
·
Identificar quais animais está ameaçado
de extinção no Mato Grosso;
·
Conhecer os benefícios da flora
mato-grossense;
RECURSOS
MATERIAIS E HUMANOS
·
Sala de Televisão;
·
Televisão (pen-drive com documentário)
·
Professora e alunos da EJA; 3º Fase I seguimento.
·
Acadêmicas 5º Semestre de Pedagogia
·
Papel
·
Caneta, Lápis, Borracha;
METODOLOGIA
·
Conversa informal sobre a televisão
abordando um pouco do histórico e a respeito do tema proposto a partir dos
conhecimentos prévio do aluno. O que é meio ambiente? O que é fauna? O que
flora? O que preservação?
·
Utilizar-se à para aula, uma televisão
em sala, onde passaremos um vídeo “O Documentário Biomas do Brasil”, com
duração de 05h00min
·
Logo em seguida provocaremos uma discussão
a partir do documentário assistido sobre os Biomas do Brasil. A
fauna pantaneira e a importância da sua preservação. As
diversidades de aves, mamíferos e reptes que compõe a fauna pantaneira. A
importância ecológica de algumas espécies no equilíbrio ambiental do pantanal.
Algumas
espécies ameaçadas de extinção da fauna mato-grossense. A
flora na vida do pantanal, valor medicinal da flora, O
uso na culinária: a flora e o sabor pantaneiro.
·
Em seguida será proposto uma produção
textual a respeito do tema trabalhado, partindo do documentário assistido, e os
conhecimentos prévios dos alunos.
AVALIAÇÃO
Será
avaliado o processo de ensino e aprendizagem do aluno, individualmente e no coletivo,
através da observação e da desenvoltura no decorrer da aula ministrada.
REFERENCIAL
BIBLIOGRÁFICO
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e Educação:
Fluir e Pensar a TV / 3ed. – Belo Horizonte: Autentica 2006.
FURNAS
CENTRAIS ELÉTRICAS; INSTITUTO ANTONIO CARLOS JOBIM; FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. Tom do Pantanal. Disponível
em: http://www.tomdopantanal.org.br/.
Acesso em: 07/06/2014.
VIEIRA,
Pedro Delfino/Clima Biomas do Brasil
Pantanal. Documentário do Bom dia Brasil. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bhj4jSPynKk
acesso em: 08/06/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário