quarta-feira, 18 de junho de 2014

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ATIVIDADE PRATICA NA EJA / PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃO ESCOLAR: EMEB Basiliano do Carmo de Jesus

TURMA: 3º Fase I seguimento

TURNO: Noturno

Nº de Alunos: 20

PROFª. Regente: Danielle Coelho

ANO: 2014

MATÉRIA: Língua Portuguesa

DATA DE APLICAÇÃO: 16/06/2014

NOME: Alaíde Lopes, Daniela Martins e Djordana Bombarda.
Acadêmicas do 5º semestre de pedagogia da Unemat, campus, Sinop.

TEMA: Meio Ambiente: fauna, flora e Preservação do Mato Grosso.

JUSTIFICATIVA
            A escolha do presente tema surgiu em conformidade com o conteúdo trabalhado pela professora regente da sala. E por ser um tema abrangente que trata da questão ambiental o que vai favorecer o estabelecimento de relações entre o objeto de estudo e o conhecimento que o aluno já possui favorecendo assim formulação de hipóteses e a construção de conceitos ao longo da vida escolar.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver uma atitude positiva em relação à preservação do meio ambiente e sua importância para sobrevivência e qualidade de vida do homem;

OBJETIVOS ESPECIFICOS
·       Analisar a importância da preservação da fauna e da flora mato-grossense;
·       Identificar quais animais está ameaçado de extinção no Mato Grosso;
·       Conhecer os benefícios da flora mato-grossense;

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
·       Sala de Televisão;
·       Televisão (pen-drive com documentário)
·       Professora e alunos da EJA; 3º Fase I seguimento.
·       Acadêmicas 5º Semestre de Pedagogia
·       Papel
·       Caneta, Lápis, Borracha;

METODOLOGIA
·       Conversa informal sobre a televisão abordando  um pouco do histórico  e a respeito do tema proposto a partir dos conhecimentos prévio do aluno. O que é meio ambiente? O que é fauna? O que flora? O que preservação?
·       Utilizar-se à para aula, uma televisão em sala, onde passaremos um vídeo “O Documentário Biomas do Brasil”, com duração de 05h00min
·       Logo em seguida provocaremos uma discussão a partir do documentário assistido sobre os Biomas do Brasil. A fauna pantaneira e a importância da sua preservação. As diversidades de aves, mamíferos e reptes que compõe a fauna pantaneira. A importância ecológica de algumas espécies no equilíbrio ambiental do pantanal. Algumas espécies ameaçadas de extinção da fauna mato-grossense. A flora na vida do pantanal, valor medicinal da flora, O uso na culinária: a flora e o sabor pantaneiro.
·       Em seguida será proposto uma produção textual a respeito do tema trabalhado, partindo do documentário assistido, e os conhecimentos prévios dos alunos.

AVALIAÇÃO
Será avaliado o processo de ensino e aprendizagem do aluno, individualmente e no coletivo, através da observação e da desenvoltura no decorrer da aula ministrada.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e Educação: Fluir e Pensar a TV / 3ed. – Belo Horizonte: Autentica 2006.

FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS; INSTITUTO ANTONIO CARLOS JOBIM; FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Tom do Pantanal. Disponível em: http://www.tomdopantanal.org.br/. Acesso em: 07/06/2014.


VIEIRA, Pedro Delfino/Clima Biomas do Brasil Pantanal. Documentário do Bom dia Brasil. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bhj4jSPynKk acesso em: 08/06/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário